A ENTRADA TRIUNFAL DE JESUS EM JERUSALÉM

O momento crucial se aproximava e Jesus se preparava para entrar em Jerusalém. Esmerou-se nos planos com seus discípulos quanto à maneira que entraria na cidade dizendo-lhes:

“Ide à aldeia que aí está diante de vós e, logo ao entrar, achareis preso um jumentinho, o qual ainda ninguém montou; desprendei-o e trazei-o. Se alguém vos perguntar: Por que fazeis isso? Respondei: O Senhor precisa dele e logo o mandará de volta para aqui. Então, foram e acharam o jumentinho preso, junto ao portão, do lado de fora, na rua, e o desprenderam. Alguns dos que ali estavam reclamaram: Que fazeis, soltando o jumentinho? Eles, porém, responderam conforme as instruções de Jesus; então, os deixaram ir.” (Mc 11.2-6)

Não era costume um peregrino que estivesse entrando em Jerusalém estar montado em jumento. Mas Jesus cuidou de acertar que sua entrada na cidade fosse realizada assim. Os preparativos lembram a importância de grande profecia messiânica que se encontra no livro de Zacarias: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta.” (Zc 9.9)

Lucas nos diz que enquanto Jesus entrava na cidade ao som das boas-vindas do povo, seu próprio espírito não era de festa. Quando viu Jerusalém, chorou sobre ela, e pronunciou um oráculo profético de condenação: “Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz!” (Lc 19.42) No momento exato em que as multidões o aclamavam como aquele que vem de Deus, Jesus está acordado para o fato deles não entenderem na realidade quem ele era, nem o que sua missão compreendia. Sua tarefa era redimir os eleitos e trazer paz ao conflito entre eles e Deus. Celebravam a paz, mas nada entendiam do sentido de paz. As palavras de Jesus se cumpriram após algumas décadas (Lc 19.43,44), quando as legiões romanas entraram em Jerusalém e arrasaram a cidade, matando um milhão de judeus e destruindo o templo.       

De nada adianta receber Jesus com um tapete de ramos e túnicas e não compreender a que veio. Muitas pessoas fazem festa para Jesus, esperando uma paz que ele não veio oferecer. Isso traz tanta decepção quanto sofreram os judeus com a invasão romana. Jesus entra em nossa vida para nos reconciliar com Deus, um equívoco no entendimento dessa verdade pode trazer consequências trágicas.   

Rev. Ronaldo Bandeira Henriques