Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus. (Mateus 22.29)
Vivemos num mundo onde a falta de verdade no que se diz, faz, crê ou pensa é absolutamente natural. Isso quer dizer que conscientemente vivemos num tempo em que o engano permeia todas as esferas da vida humana. As pessoas se deleitam no erro e ridicularizam aquelas poucas que buscam a verdade e a certeza.
Os Saduceus, seguimento que surgiu provavelmente no ano de 166-63 a.C. pensavam de maneira idêntica aos nossos dias. Negavam, dentre outras coisas, a utilidade da lei, a ressurreição dos mortos e principalmente atribuíam tudo à livre vontade. O saduceismo como seita durou pouco, sua decadência ocorreu no ano 70 d.C. com a queda de Jerusalém, mas suas doutrinas perduraram e estão presente em nossos dias.
A causa da ignorância do saduceismo, bem como a da humanidade contemporânea é a mesma, a ausência de conhecimento das Escrituras. Em ambos os casos a verdade, a certeza, a lei, a vida futura e a liberdade são consideradas irrelevantes.
O grupo restrito dos eleitos de Deus não são vítimas do desconhecimento da Palavra de Deus e do seu poder. São homens, mulheres, jovens, adolescentes e crianças que têm as Escrituras como única regra de fé e prática, que buscam permanecer naquilo que aprendem das sagradas letras, pois, nelas estão o seu prazer e nelas meditam todos os dias.
Nossa Igreja dia a dia, mês a mês, ano a ano, começa uma nova batalha contra o erro dos Saduceus e da humanidade que nos cerca. Lutaremos contra a ignorância e o engano estudando as Escrituras, orando, cantando e vivendo em comunhão. Você não pode ficar fora dessa guerra, aliste-se imediatamente. Caso contrário as palavras de Jesus aos Saduceus servirão também para você: “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.” Rev. Ronaldo Bandeira Henriques.